domingo, 30 de maio de 2010

Resumo do Cap. 10 de História - T2 DA 4a. ETAPA

RESUMO DO CAPÍTULO 10

REFORMA RELIGIOSA



Várias transformações históricas ocorreram nos séculos XV e XVI que podem ser associadas à Reforma. Entre elas: tipografia, a corrente filosófica de Santo Agostinho (afirmava que a salvação do homem era alcançada, sobretudo pela fé) e Santo Tomás de Aquino (a fé e as boas obras conduzem a salvação eterna).

Crise no comportamento da Igreja, como a simonia (comércio de relíquias sagradas, em geral falsas) e as indulgências (venda do perdão dos pecados), a usura e o lucro excessivo e defendia o preço justo, isso deixava a burguesias descontente.



Reforma Luterana

Martinho Lutero ingressou na ordem agostiniana, que seguem as idéias de Santo Agostinho. Quando o Papa Leão X autorizou a concessão de indulgências aos fiéis que contribuíssem financeiramente com a obra. Escandalizado com a atitude do Papa, Lutero afixou na porta da igreja Wittenberg um manifesto público conhecido como as 95 teses. Dessas teses podemos citar:

- indulgências; simonia, as imagens etc.

Lutero foi excomungado em 1520 e queimou em praça pública a bula Exsurge domine.

A doutrina luterana pregava: a fé cristã como único caminho para a salvação eterna, a bíblia como a única fonte de fé, livre entendimento da bíblia.



Reforma Calvinista

João Calvino, aderindo às idéias de Lutero foi considerado herege e perseguido pelas autoridades católicas francesas. Em 1534, fugiu para Suíça, onde o movimento reformista já se desenvolvia.

Teoria de Calvino ficou conhecida como a Predestinação Divina, isto é, o homem estava predestinado a merecer o céu e o inferno, explicava que algumas pessoas haviam sido “eleitas” por Deus para serem salvas. Calvino governou a cidade de Suíça de Genebra, submetendo um poder teocrático, mesclava política com religião. Lutero condenava: jogo, culto as imagens de santos, danças, e uso de roupas luxuosas e jóias. A prosperidade econômica era sinal da salvação predestinada. As idéias de Calvino iam ao encontro dos interesses da burguesia.



Igreja Anglicana

Henrique VIII, rei da Inglaterra em 1509 a 1547, foi um aliado fiel ao Papa recebendo o título de “defensor da fé”. Entretanto alguns fatores o fizeram a se rebelar com a igreja católica e criou a sua própria igreja, a Anglicana.

Os principais motivos da ruptura:

- poder político, queria reduzir o controle do papa sobre a Inglaterra, terras da igreja que todos desejavam, e o pedido de anulação de seu casamento com Catarina de Aragão para casar-se com Ana Bolena.

Diante da recusa do Papa na anulação de seu casamento, o rei consegue que o alto clero e o parlamento reconheçam seu divórcio e foi concedido o ATO DE SUPREMACIA, pelo qual Henrique tornava-se chefe supremo da Igreja da Inglaterra.



CONTRA REFORMA



A reorganização da igreja católica foi liderada pelos Papas Paulo III, Paulo IV, Pio V e Sisto V.

Companhia de Jesus – fundada por Inácio de Loiola, militar e religioso. Os jesuítas foram considerados os soldados da igreja. Tinha como missão combater o protestantismo, divulgar a igreja católica nos novos continentes recém descobertos pelos europeus.

Concílio de Trento - formularam um conjunto de decisões que procuraram garantir a unidade da fé católica, entre elas: reafirmaram os setes sacramentos, infalibilidade do Papa e ao clero a interpretação correta da bíblia, a salvação pela fé e boas obras, dogmas religiosos (verdades de fé) e a presença de Cristo na Eucaristia.

Tribunal da Santa Inquisição – investigar e punir os crimes contra a igreja católica.

Lista Índex – lista de livros proibidos pela igreja.


SUGESTÃO DE FILMES:
 A Outra - assunto: Igreja Anglicana
Lutero - assunto: reforma protstante
Fotloose (rritmo louco) - sociedade calvinista