domingo, 30 de maio de 2010

Cap. 13 História

RESUMO CAP. 13

POVOS PRÉ-COLOMBIANOS E A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA



Antes da chegada dos espanhóis e do estabelecimento de suas práticas coloniais no território que passou a ser chamado de América. Existiam muitos povos com culturas e organizações diferenciadas. Esse povo foi chamado de pré-colombianos. Tinham suas próprias organizações sociais, cultura, religiosidade e hierarquias.

O predomínio militar espanhol e a dizimação de milhares indígenas constituíram o ponto mais importante das conquistas européias.

Os Maias, Astecas e Incas

A civilização Maia, desenvolveu-se na América Central, alcançou seu apogeu no século VII. A economia baseava-se principalmente no cultivo do milho, feijão e batata doce. Na época da chegada dos colonizadores os maias já estavam decadentes, à beira do esfacelamento. Não se sabe o que levou a essa desintegração: seca prolongada falta de alimentos, rivalidade entre as tribos.



Civilização Asteca, desenvolveu-se a partir do século XII no atual México. A economia baseava-se na produção de milho, feijão, cacau, algodão, tomate e tabaco. Hernán Cortez foi o responsável pela grande massa de destruição que assolou os astecas.



Civilização Inca desenvolveu-se nas regiões que correspondem ao Peru, Equador, Bolívia e Chile. A economia baseava-se no cultivo do milho, batata e tabaco. Francisco Pizarro conseguiu invadir a capital inca e desestabilizou todo o Império.



Outras formas de dizimação da população ameríndia, e nem todos resultaram de ações diretas dos espanhóis, tendo sido causadas indiretamente, como a transmissão de doenças e a propagação de epidemias. Entre as doenças como: varíola, malárias, sarampo e a gripe. Os índios eram vulneráveis às doenças transmitidas pelos europeus.



Administração espanhola

Capitulações: instrumentos que ortogavam o direito de explorar as terras, colocando os custos sob responsabilidade dos aventureiros, mas que também concedia autonomia às iniciativas privadas, como a única restrição os metais preciosos encontrados, nos quais o quinto deveria ser entregue à coroa.

Encomienda: constituía-se na repartição e atribuição de terras e índios a um colono. Os nativos forneciam a mão-de-obra e pagavam um tributo aos encomendeiros enquanto estes eram responsáveis pelos indígenas e o dever de cristianizá-los, o que justificava a necessidade de um clérigo nas proximidades.