domingo, 25 de julho de 2010

Resumo do cap. 09 de sociologia

AS DESIGUALDADES SOCIAIS NO BRASIL

Livro: Sociologia para o ensino médio

De: Nelson Dacio Tomazi



Analisando as desigualdades sociais no Brasil percebe-se que, com a chegada dos portugueses elas se instalaram aqui e ficaram. Principais vítimas dessa desigualdade foram os índios e os negros.

No início do século XIX com a vinda dos imigrantes europeus para a lavoura cafeeira, muitos vieram em busca de trabalho e riquezas, com toda a família, mas encontraram foi muito trabalho e alguns sem remuneração.

A medida que a sociedade se desenvolve e surge a indústria e se urbaniza cria-se uma nova classe, o proletariado. Forma-se ainda outras atividades como: comerciantes, banqueiros, operários da construção civil, empregados domésticos, vendedores e ambulantes.

Atualmente com o avanço da tecnologia surge um novo problema, a desqualificação profissional, contribuindo para a desigualdade social, a fome e o desemprego.

Pensamentos de alguns cientistas sociais



Márcia Anita Sprandel
Livro: A pobreza no paraíso tropical.
Afirmava-se que o brasileiro era preguiçoso, indolente, supersticioso e ignorante porque a natureza tudo dava: frutos, plantas, solo fértil...Era fácil produzir qualquer coisa que não havia necessidade de trabalhar.

Nino Rodrigues, Euclides da Cunha, Silvio Romero e Capistrano de Abreu.
A desigualdade social estava vinculada a raça e a mestiçagem.
Consideravam que os mestiços demonstravam a “degeneração e a falência da nação” ou que eram “decaídos, sem energia física dos ascendentes selvagens, sem a altitude intelectual dos ancestrais superiores”.

Joaquim Nabuco
Afirmava que, graças à raça negra surgiu um povo no Brasil, mas que a escravidão e o latifúndio gerou verdadeiras “colônias penais” no interior. Os latifundiários tratavam seus agregados e seus dependentes a miséria e ignorância.

Manoel Bonfim
Viu no sertão nordestino uma “terra de heróis”. Dizia que as populações do interior tinham muita força, cordialidade e uma capacidade de atuar coletivamente, seja por meios de técnicas coletivas de trabalho, seja pelo uso comum de suas posses.

Lilian Schwarcz
Livro: O espetáculo das raças
A pobreza é um dos elementos essenciais para o destino da nação brasileira. As classes baixas constituíram-se de pessoas que normalmente, nas cidades, eram consideradas perigosas e no interior, apáticas, doentes e tristes.
Fome e Coronelismo

A partir da década de 1940 a desigualdade social estava baseada no latifúndio, monocultura e subdesenvolvimento.

De acordo com:
Josué de Castro: defensor da educação e a reforma agrária como elementos essenciais para desenvolver o problema da fome no Brasil.

Victor Nunes Leal: o coronel que era o latifundiário, mantinha na penúria os trabalhadores rurais e sem educação.

Medidas do governo para combater a desigualdade social no Brasil
1. Fome Zero
2. Bolsa Família
3. Bolsa Gás



EXTRA:



Brasil tem 3º pior índice de desigualdade no mundo

O Brasil tem o terceiro pior índice de desigualdade no mundo e, apesar do aumento dos gastos sociais nos últimos dez anos, apresenta uma baixa mobilidade social e educacional entre gerações. Os dados estão no primeiro relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sobre América Latina e Caribe.

( Fonte: Globo –G1 – net: 23/07/2010 20h28 - Atualizado em 23/07/2010 20h28)