sábado, 9 de outubro de 2010

CAP. 11 DE SOCIOLOGIA

NÃO ESQUEÇA: PRIMEIRO SOCIOLOGIA, DEPOIS TRIGONOMETRIA!!! BEIJOS!

RESUMO DO CAP. 11 DE SOCIOLOGIA



O PODER E O ESTADO
Livro: Sociologia para o ensino médio

De: Nelson Dacio Tomazi



Teorias sobre o Estado segundo:

Karl Marx: o Estado era um entidade abstrata, em contradição com a sociedade. Seria uma comunidade ilusória, que procuraria conciliar os interesses de todos, mas principalmente daqueles que dominavam economicamente a sociedade. O Estado é de uma classe dominante. O desaparecimento do Estado seria resultante de transferência do poder para a federação de associações dos trabalhadores.

Émile Durkheim: para ele o Estado é fundamental numa sociedade que fica cada dia maior e mais complexas, devendo estar acima das organizações comunitárias. Sua função seria eminentemente moral. A educação pública voltada para uma formação moral sem fins conceituais ou religiosos. A relação entre Estado e individuo, é importante, para que o individuo acompanhem as ações do governo. O Estado é uma organização de interesses coletivos.

Max Weber: o verdadeiro poder estatal está nas mãos da burocracia militar e civil. O Estado é uma relação de homens dominando homens, mediante a violência, considerada legítima. Para Weber há três formas de dominação legítima:

Tradicional: é legitimada pelos costumes, normas e valores tradicionais. Ex: Reis, príncipes...
Carismática: está fundada na autoridade o carisma pessoal, do heroísmo.... Ex: Padre Cícero, Antonio Conselheiro, Madre Tereza, Luther King...
Legal: legitimada pela legalidade que decorre de um estatuto, da competência funcional e de regras racionalmente criadas. Ex: Presidentes, síndicos...


DEMOCRACIA SEGUNDO:


Benjamin Constant: pessoas condenadas as penúrias ao trabalho diário e a uma situação de eterna dependência não estavam mais bem informadas acercas dos assuntos públicos que uma criança; por isso, não podiam desfrutar o direito eleitoral. Só a propriedade proporcionava esse tempo livre e deixava os indivíduos em condições de exercitar os direitos políticos.

Immanuel Kant: para exercer os direitos políticos não podiam ser crianças e nem mulheres. O homem tinha que ser proprietário. O dependente não estava qualificado para ser cidadão.

Edmundo Burke: somente a elite tinha grau de racionalidade e de capacidade analítica necessário para compreender o que convinha ao bem comum.


PARA EXISTIR DEMOCRACIA É NECESSÁRIO:

1. eleições competitivas

2. direito de voto universal

3. liberdade de imprensa, habeas corpus

4. poder judiciário, forças armadas, policiais...

Sociedade de controle

Está aparecendo lentamente na sociedade. Os métodos são de um curto prazo e de rotação rápida, mas contínuos e ilimitados. São permanentes e de comunicação instantâneas.

Ex: Propaganda como: NÃO FUME, FAÇA ATIVIDADE FÍSICA, SE BEBER NÃO DIRIJA ....

Sociedade disciplinar

Ela procura organizar grandes meios de confinamentos. Ex: escola, família, fábrica, exército...