quarta-feira, 16 de junho de 2010

Gabarito do TD para T-2 - 2a. etapa - sociologia

GABARITO DO TD DE SOLCIOLOGIA

CAP. 07 – Estrutura e estratificação social

01.o sistema de castas caracteriza-se por relações muito estanques, isto é, quem nasce numa casta não tem como sair dela passar para outra. Não há, portanto, mobilidade nesse sistema. Numa sociedade de estamentos, a condição dos indivíduos e dos grupos em relação ao poder e à participação na riqueza produzida pela sociedade não é somente uma questão de fato, mas também de direito.

02. a população crescia mais que os meios de subsistências, afirmava-se que toda assistência social aos pobres era repudiável, uma vez que os estimularia a ter mais filhos, aumentando assim sua miséria.

03. um pobre na consciência social da época e na realidade das relações sociais, valia dezesseis vezes um pobre que não era nobre, porque as necessidades de um nobre pobre eram completamente diferentes das necessidades sociais de u pobre apenas pobre.

04 – C

05 – B



CAP. 08 – SOCIEDADE CAPITALISTA E AS CLASSES SOCIAIS

01. a) Livre na colônia brasileira: mascate e senhor de engenho.

b) trabalhar como escravo e a educação religiosa.

02. Estratificação: Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária;

A mobilidade social é um campo de estudo da sociologia bastante usado para a compreensão das formas pelas quais os diferentes grupos humanos diferenciam os integrantes de uma mesma cultura. De forma mais específica, a mobilidade tem a importante função de pensar as vias e possibilidades de troca, ascensão ou rebaixamento que um determinado indivíduo possui no meio em que estabelece suas relações.

03. Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder);

Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de advogado do que a profissão de pedreiro.

A estratificação social é a separação da sociedade em grupos de indivíduos que apresentam características parecidas, como por exemplo: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher, pobres, ricos, etc.

A estratificação é fruto das desigualdades sociais, ou seja, existe estratificação porque existem desigualdades.

04. E

05. B