domingo, 28 de março de 2010

Resumo Cap. 04 - história - 1o. ano

ROMA

A história de Roma é dividida tradicionalmente em três períodos:
Monarquia - Roma era uma pequena cidade e dominanada pelos etruscos.
República - período onde desenvolveu as instituições sociais e econômicas e expansão territorial.
Império - época dos problemas internos e decadência.

Classes sociais:
Patrícios - grandes proprietários de terra, rebanho e escravos. Tinham direitos políticos. Eram os cidadãos romanos.

Clientes: eram homens livres que se associavam aos patrícios, prestando diversos serviços pessoais em troca de auxílio econômico e proteção social.

Plebeus: eram homens e mulheres livres que se dedicavam ao comércio, artesanato, trabalhos agrícolas. Eram a maior parte dos romanos,  a príncipio não tinham direitos políticos.

Escravos: eram devedores incapazes de pagar suas divias e prisioneiros de guerra.

Durante a monarquia Roma era dividida políticamente: Rei - Senado e Assembleia Curial.

Passagem da Monarquia para República

A monarquia etrusca, foi questionada pela aristocracia (patrícios) para quem o reinado era vitalício. Os patrícios que doinavam o Senado, queriam controlar o poder, rebelaram-se contra o Rei expulsando-o e estabelecendo uma nova organização política, a República.


REPÚBLICA ROMANA

Os patrícios controlavam quase todos os cargos políticos: Senado, Magistrado...  Os plebeus a tomarem consciência da sua importância dentro de Roma (segurança, produção) recusaram-se a servi o exercito, e inúmeros outros feitos em Roma, levado os patrícios cederem suas exigências, entre elas:
a) Tribuno da Plebe - pessoal inviolável (protegida contra a violência ou ação da justiça) e com poderes especiais para cancelar quaisquer decisões do governo que prejudicassem os interesses de  seu grupo social.
b) Lei das 12 tábuas -  leis escritas e aplicadas aos patrícios e plebeus, mas por muitas vezes era favoravel aos patricios.
c) Lei Canuléia - autorizado o casamento entre patrícios e plebeus.
d) Lei Licínias - proibia a escravidão por dívida e garantiam que um Cônsule seria um plebeu.

Expansão Territorial

1. Dominação completa  da penilsula itálica
2. Guerras Púnicas - Roma x Cartago (antiga Fenicia) - por controle do comércio no Mar Mediterrâneo. Foram três guerras púnicas.


Crise na República

O crescente aumento do número de plebeus e miseráveis tornou cada vez mais tensa a situação social e política em Roma. Diante disso, os irmãos Tibério e Caio Graco (tribunos da plebe) tentaram. promover uma reforma social. Tibério - propôs uma reforma agrária entre os camponeses. Evidentemente o Senado não apoiava tal decisão e mandaram matar Tibério.
Caio Graco - tentou fazer reformas que beneficiasse os camponeses, e novamente o Senado não aceita tais decisões trama sua morte, e Caio para não morrer nas mãos dos inimigos pediu que um de seus escravos o matasse.


De Republica para Império

Momento de desordem e tensão social. Os chefes militares assumem o poder, entre os líderes militares mais influêntes temos, Júlio César. Seu governo promoveu a organização política-administrativa, distribuiu terras entre os soldados, construiu estradas e edificiuos e reformulou o calendário romano. Foi assassinado pelo  Senado e seu filho Bruto. Dando início ao triunvirato, formado por Marco Antônio, Otávio  e Lépido. Lépido e Marco Antônio perdem o poder para Otávio.

Império de Otávio.
- se auto denominou AUGUSTO (supremo)
- o Senado existia só na aparência.
- realizou reformas adinistrativas.
- o exercito foi profissionalizado
- Pax romana ( período de paz, sem guerras de conquistas)
- Pão e circo - período que para manter o controle das tensões, as autoridades distribuiam pão para as pessoas e promoviam espetáculos públicos.

No governo de Otávio como não houve conquistas militares, muitos donos de terras tiveram que adotar um novo sistema em relação a escravidão. No meio ruaral por exemplo, alguns escravos foram transformados em colonos, ligados a terra do senhor e com um série de obrigões a cumprir.

CRISE NO IMPÉRIO
- Aumento dos impostos
- Enfraquecimento da economia
- Falta de mão de obra
- Invsões barbaras
- Disputas de poder entre os militares romanos

Constatino - mudou a capital do Império para o Oriente - fundando Constatinopla.

VOCÊ PRECISA SABER ESSAS DEFINIÇÕES:

Edito Máximo - fixado o preço das mercadorias e salário na tenttiva de combater os efeitos gerados pela inflação e o desabastecimento. Governo de Deocleciano.
Tetrarquia - divisão do império em quatro generais para inibir a participação do Senado.
Édito de Milão - pôs fim a perseguição dos judeus, e concedeu a liberdade religiosa.
Édito de Tessalônia - religião oficial do império era o cristianismo e dividiu o império em dois: Constatinopla (oriente) Roma (ocidente).