terça-feira, 31 de agosto de 2010

Resumo do Cap. 16 de história


Resumo do Cap. 16 – Resistência e definição do território da América Portuguesa
Livro: História Geral e do Brasil
De: José Alves de Freitas Neto
Célio Ricardo Tasinafo



Com a morte do monarca português D. Sebastião em 1578, sem herdeiros diretos, uma crise sucessória se abriu no país culminando com a União Ibérica em 1580, ou seja, os dois reinos ibéricos passaram a ser governados pelo monarca espanhol.

O Segundo o governador geral do Brasil, Duarte da Costa, tomou posse do cargo em julho de 1553. Embora com os mesmos objetivos de Tomé de Souza, Duarte da Costa mostrava pouca habilidade para negociar com os colonos. Teve vários problemas em sua administração, que culminaram com o descontentamento geral da população.  Foi acusado de tolerar e até mesmo de inocentar o filho de aplicar os “métodos mais tirânicos” para aumentar a arrecadação de impostos na Bahia.
Em 1556, os “homens bons” de Salvador solicitaram oficialmente ao rei, "em nome de todo o povo, pelas chagas de Cristo”, que um novo governador assumisse a direção do Estado do Brasil, pois “para penitência dos pecados já bastava tanto tempo” da administração “viciosa” de Duarte da Costa.
Aproveitando da situação, em novembro de 1555, o francês Villegaignon ocupou a região da baía de Guanabara com o objetivo de fundar uma colônia, a França Antártica, onde a liberdade de culto estivesse assegurada para praticantes daquela região. A expulsão definitiva dos franceses só ocorreu em 1567, quando tropas comandadas por Mem de Sá (terceiro Governador Geral).

Invasão francesa

França Antártica: localizados em Cabo Frios (RJ) e Bertioga (SP) com o apoio e proteção dos índios Tamoios. Foram expulsos por um acordo de paz em 1563 (boa parte dos franceses) e em 1567 foram totalmente dominados pelos portugueses.

França Equinocial: Dominação em São Luiz (Ma) – foram expulsos em 1615.




UNIÃO IBÉRICA (DURA 60 ANOS)

Com a morte de D. Sebastião (1578), rei de Portugal  como não tinha herdeiro assumiu o trono o rei espanhol D. Henrique, tio de Sebastião, mas morreu em 1580, assumindo logo em seguida Felipe II. O reino de Portugal e suas possessões ficaram submetidos ao governo da Espanha.

As medidas espanholas no Brasil

·         Excluíram os holandeses do comércio do açúcar
·         Expulsaram os holandeses do Brasil

Ações holandesas no Brasil

·         Fundaram a Companhia das Índias Ocidentais, que tinha como objetivo se apoderar do açúcar do Brasil.
·         1624 - invadiram a cidade de Salvador, mas foram combatidos e expulsos pelos espanhóis.
·         1630 – desembarcaram em Olinda (PE).
·         Maurício de Nassau veio ao Brasil com a missão de conquistar o apoio dos produtores de açúcar.

Maurício de Nassau

·         Ficou por sete anos no Brasil
·         Forneceu empréstimos aos senhores de engenho
·         Baixos juros
·         Tolerância religiosa
·         Participação política dos colonos (luso-brasileiros)
·         Trouxe artistas e cientistas
·         Ia criar a universidade, mas foi expulso antes de concluir a obra.

           
A União Ibérica passou a causar enormes prejuízos à burguesia ultramarina, já que as colônias portuguesas se tornaram alvo dos então principais inimigos dos espanhóis: HOLANDESES.

Em 1640 com o fim da União Ibérica foi holandeses mais uma vez são obrigados a deixar o Brasil. Portugal voltou a ser governada pela família de Bragança.



Insurreição Pernambucana

Em 1644 – os holandeses que ainda se aventuravam em permanecer no Brasil passaram a cobrar seus empréstimos, aumentaram os juros e confiscavam as propriedades dos inadimplentes. Os Senhores de engenhos, escravos, camadas populares se uniram contra os holandeses. Foram dez anos de lutas. Em 1654, os holandeses foram definitivamente vencidos.

Declínio do açúcar brasileiro

Os holandeses passaram a produzir um açúcar de melhor qualidade, refinado e de tonalidade mais clara e com o preço abaixo do açúcar brasileiro, consequentemente o açúcar brasileiro passou a ser menos consumido no mercado europeu.

Fatores que contribuíram para a expansão territorial brasileira:

1.    Gado, não podendo conviver no mesmo domínio da cana-de-açúcar foram expulsos para o interior do nordeste. Mão de obra utilizada: mestiços, vaqueiros, índios livres e em algumas fazendas pouquíssimas negros, trabalhavam no sistema de parcerias. Eram necessárias terras abundantes e planas, próximas aos rios.
2.    Bandeiras: que tinham como objetivo encontrar metais preciosos e índios para escravizá-los. Principal ponto de partida foi a Capitania de São Vicente, onde a lavoura estava em declínio.  
3.    As missões jesuíticas: fundaram escolas, hospitais, catequizaram os índios... Com as missões os índios aprenderam a construir casas, plantar. Algumas tradições indígenas foram preservadas tais como: cantigas, músicas, danças e instrumentos musicais... O catolicismo foi ensinado como a religião única e obrigatória.
4.    Drogas do Sertão (cacau, cravo, guaraná, canela, castanha-do-pará...). A exploração econômica foi organizada pelos jesuítas. Essa região era muito cobiçada por ingleses, franceses e holandeses.


Outras atividades econômicas na Colônia

Fumo, algodão, mandioca, cachaça e rapadura.
A cachaça e a rapadura foram utilizadas como moeda no tráfico negreiro.

Tratado de Madri
Portugal entregava a Colônia de Sacramento à Espanha, e as Sete Missões a Portugal.

sábado, 28 de agosto de 2010

Resumo dos Cap. 10 de sociologia - COMO SURGIU O ESTADO MODERNO

RESUMO DO CAPÍTULO 10 – COMO SURGIU O ESTADO MODERNO


Livro: Sociologia para o Ensino Médio

De: Nelson Dacio Tomazi

O Estado Moderno surgiu com a desintegração da sociedade feudal.

Para formar um Estado moderno era necessário:

• Exército

• Estrutura política

• Cobrança de impostos

• Corpo burocrático

O Estado Absolutista foi implantado primeiro em Portugal, mas foi na França que atingiu o ápice através de Luiz XIV – “O Estado sou Eu!”



O Estado Liberal

Ideia era a soberania do povo. “ Todo poder emana do povo, que exerce por meio de representantes eleitos...”

De acordo com o Estado Liberal, o Estado não deve intervir nas atividades econômicas. “Deixai fazer, deixai passar” (laissez-fazire, laisses-passer).

O Estado Nacional

Fascismo: Itália e o líder foi Mussolini.

Nazismo: Alemanha e líder foi Hitler

O líder era a autoridade máxima, não existia qualquer critica e oposição ao governo.

O Estado do bem-estar social (capitalistas)

Tinha como característica básica a intervenção do Estado na economia, teoricamente é responsável pelo o bem-estar da população.

Com base nesse conceito, os capitalistas modernos propunham moradia digna, educação básica pública, assistência à saúde, transporte, lazer, trabalho..



O Estado Neoliberal



Enfrenta o avanço das multinacionais, desempregos e greves.

Passou a defender o Estado mínimo, pouquíssima intervenção do Estado sobre a economia.

Surge a concorrência entre as empresas, privatização as estatais e o poder de consumo como forma de realização pessoal.