quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cap. 18 - O Antigo Regime em Crise: Revoluções inglesas e iluminismo.

Antigo Regime

Entre fins da Idade Média e ao longo da Idade Moderna as monarquias se fortaleceram e surgiram os Estados nacionais.  O fortalecimento do poder real e a centralização do Estado moderno, que vinham ocorrendo na Europa, passaram a ser justificados por teóricos e filósofos cristãos que acreditavam ser esse poder de expressão da vontade divina (teoria do direito divino).

Absolutismo não deve ser confundido com autoritarismo. Para seus defensores, o monarca absolutista tinha de ser um soberano cristão, que prestava conta de seus atos a Deus e também era obrigado a defender os interesses do Estado, o bem de seus súditos e a paz entre todos.

Sociedade
A divisão social em estamentos teve origem nos grupos feudais da Idade Média _ clero, nobreza e trabalhadores. As transformações ocorridas na sociedade entre os séculos XIV e XV deram certa mobilidade às antigas ordens (também chamadas de estamentos) nas sociedades do Antigo Regime. Assim, entre os séculos XV e XVIII, os europeus dividiam-se em três estados: clero, nobreza e terceiro estado.
O Terceiro Estado: maior que todos os demais juntos, era formado por diferentes grupos, como comerciantes, artesões, agricultores e profissionais liberais. Burgueses, trabalhadores urbanos e camponeses, trabalhavam e pagavam impostos ao Estado.
A Nobreza e o clero - constituiam  estamentos privilégiados do Antigo Regime. Seus membros eram dispensados do trabalho, não pagavam impostos, só eram julgados por tribunais especiais e ocupavam cargos mais importantes do Estado.
Burguesia - não era um grupo social com interesses bem definidos. Ela ainda dependia dos reis e dos beneficios que pudesse tirar dos monopólios reais. O ideal de vida da maioria rica era igualar-se aos aristocratas, ou seja, à nobreza.

Íncio dos Conflitos

Os reis da dinastia Stuart, como Jaime I e Carlos I - entraram em choque com a Câmara dos Comuns, dominada na época por representantes da gentry e da burguesia.  Os reis lutavam para garantir o poder absoluto, enquato a maioria dos parlamentares defendia a limitação do poder real.
As lutas pelo poder atingiu o campo religioso.  Jaime I para conquistar o apoio da nobreza católica, promoveu uma intensa perseguição aos calvinistas, tentou fortalecer os aspectos católicos nos rituais da igreja anglicana.

Petição de Direitos
Os parlamentares ingleses estabeleceram limites ao poder do rei Carlos I. Os rei não poderiam criar impostos, convocar exércitos ou mandar prender pessoas sem prévia autorização parlamentar. Carlos I reagiu a petição e governou por 11 anos sem o parlamento.

A Revolução Inglesa (1640 - 1689)
Foi dividida em cinco períodos:
1. Grande Rebelião
2. Guerra Civil
3. Regime Republicano
4. Restauração Monarquica
5. Revolução Gloriosa

1. Grande Rebelião

Carlos I convocou o parlamento para conseguir recursos para combater uma rebelião dos protestante escocesses (presbiteriana) contra a tentativa de imposição do anglicanismo.  Um ano depois, ocorreu outra revolta, desta vez na Irlanda, onde a maioria da população era católica e lutava contra a imposição do anglicanismo e a exploração de suas terras pelos ingleses.

2. Guerra Civil
Reagindo as revoltas, Carlos I mandou sua guarda invadir a sede do parlamento e prender os líderes. Este por sua fez organizaram tropas e lutaram contra o rei. Dando início da guerra civil.
Cavaleiros (rei) x  cabeças redondas (parlamento)
Liderou o exército do parlamento era Oliver Cromwell (1599 - 16858)
Queriam:
- que os homens pudessem eleger seus representantes no parlamento;
- o Estado fosse separado da igreja;
- liberdade de comércio;
- direito de propriedade.
A guerra civil chegou ao fim com a vitória de Cromwell. Carlos I  foi preso e condenado à morte. foi decapitado em 30 de Janeiro de 1649.

3. Regime republicano ( Cromwell) - protetorado.
Em seu governo, Cromwell privilegiou a gentry e a burguesia, simulando o cercamento das terras tomadas aos realistas e a expulsão dos camponeses que nelas trabalhavam.
Decretou o Ato de Navegação, determinando que todas as mercadorias importadas e exportadas pela comunidade fossem transportdas em navios britânicos. O objetivo era favorecer o desenvolvimento da marinha britânica e dominar o transporte marítimo mundial. Este ato causou prejuizos financeiros a Holanda. Por isso a Holanda declarou guerra a Inglaterra.
Cromwell dissolveu o parlamento e tornou-se Lord Protetor da Comunidade Britância e tornou seu cargo vitalício e hereditário. Quando morre deixa o cargo para seu filho RicardoI, mas não fica muito tempo no poder.

4. Restauração Monarquica
O Parlamento restaura  a dinastia dos Stuart, convidando Carlos II (1660 - 1685). Mas o rei só poderia governar com o apoio do parlamento.
Jaime II (irmão de CArlos II) tentou restabelecer o absolutismo e ampliar o poderio da igreja católica. Mas a maioria dos britânicos se tornara protestante (anglicana ou puritana), e essa tentativa trouxe mais disputas entre os que apoiavam o rei e os apoiavam os parlamentos.

5. Revolução Gloriosa
Temendo a volta do absolutismo, a amioria do Parlamento decidiu tirar o Rei Jaime II do poder.  Por isso, estabelecendo um acordo com o príncipe holandês Guilherme de Orange (casado com Maria Stuart, filha de JaimeII) ele assumiria o trono inglês, deste que respeitasse os poderes do parlamento.
Orange assuimiu o trono britânico com o título de Guilherme III. Em troca, teve que assinar a Declaração de Direitos (Bill of Rights), que limitava seus poderes em vários aspectos. Foi instalado a monaruia parlamentar no Reino Unido, que vigora té hoje.